Moldes de Roupas

Links patrocinados

Moldes de Roupas

Para quem deseja confeccionar uma roupa, o primeiro passo, sem dúvida, é fazer moldes de roupas bem feitos.   A primeira coisa é tirar as medidas  com uma boa fita métrica.  A fita deverá se passada na cintura, costas, busto, quadris e mangas, altura ou comprimento da peça a ser costurada.  Para isso, é preciso envolver a fita métrica em volta da cintura, em volta do busto, tórax e na altura das coxas.

No caso de um vestido comprido, para fazer os seus moldes de roupas, a fita deverá estender-se até a altura dos pés. Caso seja uma blusa, a fita deverá medir na altura dos ombros a circunferência do pescoço e da cintura, além da altura da roupa. Se for uma calça, é preciso medir a altura das pernas, entre outros.

Dicas Para Ter Moldes de Roupas

Existem revistas e figurinos que trazem moldes de roupas já prontos. É só seguir o traçado indicado pela revista, passar o giz no tecido ou com papel carbono, se o tecido for de cor clara. Um bom giz de alfaiate é necessário e uma boa régua, além da tesoura. Você pode fazer o molde com papel transparente ou papel de jornal também pode ser usado. Siga o traçado do molde que  vem encartado na revista e usa uma carretilha para fazer o pontilhado para cortar depois.

Para não correr o risco de perder o tecido, faça primeiro o corte do forro. Use uma mesa plana e estenda bem o tecido. Coloque os moldes já cortados por cima e prenda com alfinetes. Passe o giz ou papel carbono se preferir e depois corte as peças desejadas.  Aproveite todos os cantos do tecido, quando colocar os moldes. Nos cantos, podem ser aproveitados para peças mais pequenas dos moldes como golas, bolsos ou até mangas curtas.

Não se esqueça do comprimento da roupa e use sempre a fita métrica na hora de cortar a peça de tecido.  No caso de blazers, comece a partir do ombro, na base do pescoço, até o ponto desejado. Saias e calças, estenda a fita na lateral da cintura até a altura desejada. As medidas das mangas variam de acordo com a peça.

O melhor é fazer uma prova envolvendo o braço com o molde de papel e realizar os ajustes necessários. Depois, de cortado o tecido, você monta e une as peças com alfinetes e dá uma alinhavada para a provas e outros ajustes. Depois é só costurar e curtir a roupa feita por suas mãos.

Links patrocinados